O Colibri é um serviço de colaboração Web que disponibiliza um ambiente propício para a realização de aulas e reuniões à distância. A plataforma é um ponto central de colaboração que permite realizar sessões de videoconferência com participantes de múltiplas instituições. Fornece um ambiente seguro e intuitivo que inclui ferramentas de gestão, partilha e gravação de sessões.
O Colibri fornece também um serviço de MCU virtual que tem como objectivo primário servir as entidades que possuem salas com terminais H.323 que necessitam do serviço MCU. No entanto, este serviço possui muito mais funcionalidades do que ser uma MCU H.323. Com este serviço é possível realizar videoconferências em múltiplas plataformas, podendo neste momento acomodar até 10 terminais H.323 em simultâneo (na plataforma), sendo o número de terminais em desktop e móvel limitado a 50 participantes (por sessão).
O serviço Colibri, funciona sobre a plataforma Zoom e está disponível nos seguintes sistemas:
O serviço destina-se a toda a comunidade RCTS (Rede, Ciência, Tecnologia e Sociedade), nomeadamente: professores, investigadores, alunos e funcionários.
Criado em 2013, o COLIBRI v2, denominado de COLIBRI Webconference, foi um serviço de Colaboração WEB baseado na ferramenta Adobe Connect, o qual disponibilizava um conjunto de funcionalidades que permitiam a realização de web-conferências entre dispositivos compatíveis com a tecnologia Flash.
Em 2016, foi introduzida a componente de serviço COLIBRI Videoconference a qual apresentava um serviço de MCU virtual baseado na plataforma Zoom, com o intuito de substituir a primeira versão do Colibri.
Em 2017 a componente COLIBRI Webconference foi desactivada. O Colibri foi actualizado para a terceira versão, passando a utilizar como base apenas a plataforma Zoom.